quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Goyta-Cano: confrontos municipais, estaduais e nacionais nos anos 70.




Faltam 30 dias para a realização do maior clássico do futebol do interior do Rio de Janeiro, o Goyta-Cano, que é o confronto que envolve o Goytacaz Futebol Clube e o Americano Futebol Clube, ambas equipes de Campos, que não ocorre há quase 10 anos e terá seu retorno no dia 2 de março, na estreia das equipes na Série B de 2013, às 15h, no estádio Ary de Oliveira e Souza, o Arizão.

Na década de 70 Goytacaz e Americano não só jogaram o Campeonato Campista como também estaduais e nacionais. Foi a década de maior confronto entre as duas equipes. No Campeonato Campista, Goytacaz e Americano foram campeões por sete vezes e por isso os resultados destes confrontos ganharam destaque nos anos de títulos. Apesar de terem ocorrido vários confrontos nos outros anos, a mídia da época dava destaque a campanha do campeão e por isso, os confrontos nos anos em que eles não foram os campeões, ficou perdido no tempo.

O Goytacaz conquistou em 1977 e o Americano em 1971, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1977.

Nos sete anos em que Goytacaz e Americano conquistaram os títulos, o Goytacaz foi o dono de um troféu e o Americano faturou os outros seis canecos, inclusive o estadual de 1975. Nos confrontos contabilizados nestes anos foram 6 vitórias do Goytacaz, 12 vitórias do Americano, 13 empates. Foram marcados 28 gols pelo Goyta e 37 pelo Americano (65 gols no total). Várias partidas não foram contabilizadas lamentavelmente.

OBS: É importante destacar que os confrontos Goyta-Cano de 1976, ano em que eles não foram campeões campistas, não foram computados pela imprensa na época.


Nesta década o estádio Ari de Oliveira e Souza foi construído, o Arizão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário