terça-feira, 16 de abril de 2013

Técnico do Macaé Toninho Andrade é denunciado em dois artigos ao TJD



O Macaé não teve uma boa campanha na Taça Rio. Em vários momentos o time esteve ameaçado pelo rebaixamento no estadual. Só na penúltima rodada da fase de classificação confirmou a permanência na elite do Campeonato Carioca para o ano que vem. Além disso, por uma infração ocorrida no início da segunda etapa do torneio, o treinador Toninho Andrade será julgado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). A sessão será presidida pela Sexta Comissão Disciplinar, a partir das 17h da próxima terça-feira, dia 16 de abril.

Na segunda rodada da Taça Rio, o Macaé foi derrotado por 2 a 1 pelo líder Resende, fora de casa, no Estádio do Trabalhador, no dia 23 de março. Na súmula do jogo, o árbitro da partida, Lenilton Rodrigues, dissertou infração do técnico do Macaé, Toninho Andrade, que lhe rendeu uma denúncia no TJD/RJ.

“Ao término da partida, o treinador da equipe do Macaé Esporte Futebol Clube, invadiu o campo de jogo, se dirigiu a equipe de arbitragem e proferiu as seguintes palavras: ‘Posso cumprimentar o árbitro?’, entendendo a sua mão e em ato contínuo se estendeu e falou: ‘Não foi falta no segundo gol, você definiu a partida , numa boa, pela consideração que tenho com você, vim aqui te dizer isso. Ponha a mão na consciência, você definiu o jogo. Pergunta ao Elias se foi falta, pela amizade que tenho por você. Você definiu a partida’”.

Pelo ato, Toninho Andrade foi incurso a dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o primeiro foi o artigo 258 por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”, e tem pena prevista de suspensão em até seis partidas.

O segundo artigo o qual foi denunciado é o 258-B, por “invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar", que prevê até três partidas de suspensão.

O treinador irá responder esses processos na forma do artigo 184 do CBJD, que diz “quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”, podendo assim acumular as punições de Toninho de Andrade. Se punido, ele deverá desfalcar a equipe na última rodada da fase classificatória, que será contra o Flamengo, no domingo, 21 de abril, no Moacyrzão, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário