segunda-feira, 6 de maio de 2013

Esporte e lazer garantidos na Vila Olímpica de Guarus



Promover e incentivar a prática de atividades esportivas voltadas, principalmente, para crianças, adolescentes e jovens, em espaços planejados e dotados de equipamentos para diversas atividades esportivas e lazer. Esta é a finalidade do programa de construção das Vilas Olímpicas em Campos. A do Parque Guarus, identificada como Valdir Pereira, o “Didi”, campista que brilhou na Seleção Brasileira e nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, e criador da técnica de futebol chamada folha seca, foi inaugurada pela Prefeita Rosinha Garotinho no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

E nos dois primeiros dias seguintes, mais de 800 pessoas procuraram o espaço para se matricularem e/ou tirarem dúvidas de como fazer para se cadastrar nas atividades esportivas ofertadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME). Segundo o administrador da Vila Olímpica de Guarus, Leandro Rocha, nesta fase inicial estão sendo oferecidas atividades como natação, hidroginástica, dança, ginástica, alongamento, basquetebol, handebol, voleibol, futsal, balé e streetdance. Interessados podem procurar a administração, munidos de duas fotos 3x4, cópia de identidade, atestado médico e cópia do comprovante de residência.

Os menores de 18 anos deverão apresentar foto 3x4, cópia da identidade do responsável, declaração escolar, cópia do comprovante de residência e cópia da identidade ou Certidão de Nascimento. “Para o uso da piscina, estamos com duas dermatologistas atestando as pessoas que estão aptas. E para prática de natação e hidromassagem, o aluno tem que apresentar o atestado médico, bem como para outras modalidades esportivas”, ressaltou Leandro, esclarecendo que as atividades iniciam hoje (segunda-feira, 06) e as inscrições também prosseguem neste mesmo dia.

Interessados - E quem estava na fila para se inscrever nas aulas de dança e hidromassagem foi a dona de casa, Maria de Fátima Alves Ribeiro, 33 anos. Para ela, a Vila Olímpica do Parque Guarus foi um presente para toda a comunidade. “Uma área maravilhosa e nós moradores estávamos ansiosos. Aqui, quando chovia, ficava tudo alagado. Agora sabemos que temos um espaço para usufruir e cuidar, pois aqui conseguimos tirar os nossos filhos das ruas”, revelou Maria, informando ter matriculado o filho de oito anos no futsal.

De acordo com o tratorista Ademir Guedes, 52, das Vilas Olímpicas podem sair futuros atletas para competir nas próximas Olimpíadas. “A vila ficou interessante e vai proporcionar aos jovens momentos de lazer, através da prática de esportes”, comentou. Ademir tem um filho de 28 anos que nasceu com falta de oxigênio no cérebro, que o acarretou com problemas neurológicos e lesões. “Ele não tem reflexo e anda com dificuldades. Estou matriculando ele na natação, através de indicação médica, para melhorar o condicionamento físico”, acrescentou.

Mais vilas olímpicas - Outros bairros e localidades estão recebendo os mesmos investimentos: Parque Santa Rosa/Parque Santa Clara, Travessão de Campos, Parque Esplanada, Santa Maria/Santo Eduardo, Parque São Benedito, Jóquei Clube, Jardim Carioca e Cidade Luz. A Secretaria de Obras informou que as Vilas Olímpicas estarão espalhadas em pontos estratégicos. Nos mesmos moldes do Parque Guarus, as outras Vilas Olímpicas contarão com duas piscinas, uma semi-olímpica e outra para a realização de hidroterapia, com rampas de acesso. As vilas contarão também com playground, pista para caminhada, área para atividades ao ar livre, vestiários, quiosques de leitura e de jogos e quadra de areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário